13 de julho – Dia da Consciência sobre o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH é um transtorno de natureza neurobiológica que decorre de predisposição genética e se manifesta a partir da infância, podendo afetar o indivíduo ao longo de toda sua vida. Os três principais sintomas característicos do distúrbio são: a desatenção, a inquietude e a impulsividade.
O TDAH tem sido considerado um dos transtornos mais comuns em crianças e adolescentes que procuram auxílio dos serviços de psicologia e psiquiatria. De 3 a 5% das crianças vêm manifestando esse transtorno que pode ser tratado, dando condições a uma vida normal as pessoas diagnosticadas.
Quando crescem, os problemas tendem a se agravar. A desatenção com as propostas do cotidiano pode influir em vários aspectos de sua vida, incapacitando-os social e profissionalmente e a memória também é afetada. A impulsividade e a inquietude se tornam marcas de sua personalidade e novas situações complexas tendem a surgir a partir da dificuldade que eles sentem de se auto avaliar e de compreender o prejuízo que seu comportamento traz para os de seu grupo. Entre os problemas que podem se originar na TDAH do adulto são, o uso de álcool, as drogas, a ansiedade e a depressão.
Pesquisas científicas demonstram que distúrbio possui relação com alterações nas conexões do cérebro com a sua região frontal, ou seja: alteração nos neurotransmissores. É nessa área que ocorrem ações sofisticadas como a inibição de comportamentos inadequados, o poder do autocontrole, a capacidade de concentrar a atenção, de reter a memória, bem como a aptidão para organizar e planejar dados e ações.
Os avanços da neurociência têm revelado sobre como cérebro funciona e o que prejudica o foco. Essa constante divisão de atenção, não é sinal de eficiência, mas nos torna mais propensos a cometer erros e perder informações importantes.
Com essa problemática foi instituído um dia seja reservado, a cada ano, para o reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial do TDAH – 13 de julho.
Diante das dificuldades podemos considerar que na vida sempre temos alternativas. O cérebro pode aprender ignorar o excesso de estímulos e manter o foco. Vamos desenvolver habilidades de organização e planejamento na Supere Psicologia em sessões de atendimento psicológico?
A Supere Psicologia avalia e contribui na mudança de comportamento e ensinando recursos e habilidades para adaptar as condições. A Equipe da Supere Psicologia está a disposição e estima sua melhor qualidade de vida!
Alessandro Rocha – Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
Email alessandro@superepsicologia.com.br
Sem Comentários