Carreira e Futuro – Quando a procrastinação se torna em planejamento de vida

Quando a procrastinação se torna em planejamento de vida

“Planos não passam de boas intenções, a menos que se transformem imediatamente em trabalho duro”
(Peter Drucker)

Carreira e Fututo

Já parou para pensar o porquê você levanta da cama toda manhã? Começar a definir uma meta é o começo para despertar o sonhador que existe dentro de você para alcançar os seus objetivos. Metas e objetivos nos trazem esperança, nos mobilizam para ação, ou seja, a motivação é quem nos impulsiona para o que pretendemos alcançar.

Quando não planejamos de forma eficiente, empurramos as nossas atividades com a barriga ou muitas vezes acabamos culpando as pessoas ao nosso redor por não ter concluído o que se desejava. Isso não é nada bom para quem não quer procrastinar e terceirizar os problemas da vida alheia concorda? A procrastinação se desenvolve através de uma tarefa quando não é executada ou quando o sujeito deixa de tomar determinada decisão no seu cotidiano acompanhado de desconforto e sentimento negativo, como culpa e insatisfação

Sabe-se que a preocupação é fonte de sofrimento e angústia significativos. Estudo aponta que a procrastinação e o perfeccionismo relacionam-se a quanto uma pessoa se preocupa (independentemente de como ela se sente, ansiosa ou deprimida, sobre a sua preocupação). A preocupação relacionou-se críticas dos pais e medo do fracasso.

Estudos apontam a eficácia da terapia cognitiva comportamental para trabalhar a procrastinação, crenças negativas do sujeito e a forma como ele interpreta o mundo. Segue sugestão indicada pela Terapia Cognitivo Comportamental para contribuir com o gerenciamento do seu tempo e tornar o seu dia mais produtivo:

  1. Faça uma lista e descubra de início o que é de total importância ou o que é pouco importante a ser executado por você.
  2. Estabeleça o que tem de atividades de alta, média e baixa prioridade.
  3. Faça um automonitoramento registrando em um papel onde e quando você se comporta de baixa prioridade e quanto tempo você perde tempo.
  4. Faça algo prazeroso após a conclusão de todo projeto e compartilhe com seus amigos como você está conseguindo administrar o seu tempo e conseguindo lidar com as suas emoções e sentimentos reduzindo o estresse e sendo mais efetivo com as suas demandas.

O planejamento e a organização são habilidades importantes na projeção da carreira, no entanto as exigências pessoais podem prejudicar o desenvolvimento das mudanças de comportamento. A Supere Psicologia avalia e contribui na elaboração de esquemas cognitivos mais adaptativos e ensinando recursos terapêuticos. A Equipe da Supere Psicologia está a disposição!

Flávio Minervino
Estudante de Psicologia
flaviosilva2403@hotmail.com
contato@superepsicologia.com.br

BRITO, Fernanda de Souza; BAKOS, Daniela Di Giorgio Schneider.
Procrastinação e terapia cognitivo-comportamental: uma revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn.,  Rio de Janeiro ,  v. 9, n. 1, p. 34-41, jun.  2013 .
Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872013000100006&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em  15  ago.  2017.
http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130006.

Sem Comentários


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*