, , .

Treinamento de Habilidades na Terapia Comportamental Dialética – Recife/PE

Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT):

Programa vivencial direcionado a formação de profissionais da saúde mental

Período: 26 a 28 de novembro de 2020 (quinta-feira à sábado, das 8h30min às 18h30min)

QUAL O INVESTIMENTO?

Recife – R$ 2.600
* Condições especiais para inscrições realizadas até 15/12/2019: 10% de desconto (R$2.340) sobre o valor acima e parcelamento em até 8x (Desconto de 10% válido para turmas a partir de março/2020).

COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO?
Basta preencher o formulário no link abaixo que em até 72h retornaremos confirmando sua inscrição!

bit.ly/treinamentovincular2020

Informações: curso@superepsicologia.com.br / 81.98941.1538 / 81.99841.6396 / 81.3088.8365

 

Treinamento de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT):

Programa vivencial direcionado a formação de profissionais da saúde mental

Abaixo explicamos em detalhes como funciona o curso:

1) O QUE É E PARA QUE SERVE O CURSO TREINAMENTO DE HABILIDADES PARA PROFISSIONAIS?
É um curso desenvolvido pela Vincular direcionado para aperfeiçoamento de profissionais que trabalham com saúde mental para atuar em um dos papéis (líder/co-líder) do Grupo de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética. Além de trabalhar em como aplicar as fichas com os pacientes integrantes do grupo, será treinado como manejar crises que podem ocorrer no decorrer da atividade.

2) O QUE É O TREINAMENTO DE HABILIDADES PARA PACIENTES?
O Treinamento de Habilidades é um dos módulos da intervenção standard da Terapia Comportamental Dialética (DBT). Dentro dessa abordagem terapêutica, essa atividade é considerada indispensável para um tratamento efetivo de pessoas que sofrem de Desregulação Emocional. O Programa é um complemento à psicoterapia e visa aperfeiçoar as habilidades necessárias para mudar padrões comportamentais, emocionais e de pensamentos que estão associados aos problemas. Não é terapia, é um grupo de aprendizagem focado em comportamentos que irão auxiliar as pessoas na busca de uma vida mais valiosa. Esse Treinamento é organizado em módulos: Mindfulness, Efetividade Interpessoal, Regulação Emocional e Tolerância ao Mal-Estar.

3) SE EU NÃO TIVER GRUPO DE PACIENTES, NÃO ME BENEFICIAREI DESSE CURSO?
Caso você não tenha possibilidade de formar um grupo, essas mesmas habilidades podem ser treinadas de forma individual.

4) QUEM PODE PARTICIPAR?
Profissionais que trabalham com saúde mental (psicólogos, psiquiatras, nutrólogos, geriatras, assistentes sociais, enfermeiros, etc).

5) QUAIS OS OBJETIVOS DO PROGRAMA?
Treinar as habilidades da DBT com os profissionais de saúde mental para que possam ensinar seus pacientes. Capacitar profissionais de forma técnica para que possam lidar com mais segurança com comportamentos em crise. Clarificar os papéis, organização e estrutura dos grupos para que os profissionais possam promover os seus grupos.

6) EM QUAIS TRANSTORNOS/COMPORTAMENTOS ESSE GRUPO JÁ DEMONSTROU EFICÁCIA?
Transtorno da Personalidade Borderline, Transtorno do Humor Bipolar, Depressão Crônica, Transtorno por uso de substâncias e outras adições, Transtornos alimentares (todos), Transtorno Desafiador Opositivo, Transtorno de Estresse Pós Traumático, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, Adolescentes suicidas e com CASIS, Depressão maior, Violência conjugal (Para os parceiros violentos), Familiares de pacientes com TPB, familiares de pacientes suicidas, entre outros.

7) PRECISO TER PACIENTES COM DESREGULAÇÃO EMOCIONAL?
Não. Você pode ter pacientes com transtornos citados acima ou estar querendo se aperfeiçoar para então trabalhar com Desregulação Emocional.

8) O QUÊ É O MINDFULNESS?
É o estado de Consciência Plena, onde se está atento ao momento presente, intencionalmente e sem julgamentos.

9) O QUÊ É EFETIVIDADE INTERPESSOAL?
É quando nos utilizamos das habilidades para atingir os objetivos de forma efetiva; construção de novos relacionamentos interpessoais; dar fim a relacionamentos destrutivos; atingir um equilíbrio entre emoção e razão dentro dos relacionamentos interpessoais.

10) E A REGULAÇÃO EMOCIONAL?
É quando conseguimos compreender e nomear as emoções; modificar estas emoções que não são efetivas para os objetivos pessoais; diminuir a vulnerabilidade emocional e aprender a lidar com emoções realmente intensas.

11) COMO É TRABALHADA A TOLERÂNCIA AO MAL-ESTAR?
Desenvolvendo habilidades para lidar com as crises emocionais; aprendendo competências para a aceitação da realidade como ela é, inclusive da própria história de vida e daquelas coisas que não temos como mudar.

12) QUAL O FORMATO DO CURSO TREINAMENTO DE HABILIDADES PARA PROFISSIONAIS?
O curso está organizado em três dias intensivos de 10h/aula cada. Serão utilizadas técnicas do manual do Treinamento de Habilidades da DBT e o formato mescla aulas expositivas, práticas e role play.

13) PRECISAREI COMPARTILHAR DETALHES DA MINHA VIDA PESSOAL?
Você falará de aspectos da sua vida, mas não precisará expô-la a ponto de tratar apenas destes aspectos. Você compartilhará até o ponto em que se sentir confortável.

14) PRECISO SABER SOBRE DBT?
Não é necessário. A primeira hora do curso é dedicada a introdução dessa terapia, para compreender aspectos gerais.

15) ONDE E QUANDO ACONTECEM OS ENCONTROS?
Em Recife a turma será no dia 26 a 28 de novembro de 2020. Os encontros acontecem de quinta a sábado, das 8h30min às 18h30min.

16) QUEM CONDUZ AS ATIVIDADES?
O grupo é conduzido por psicólogos com formação e experiência em técnicas de Terapia Comportamental Dialética – DBT. Dois profissionais da Vincular serão responsáveis pelas atividades em cada edição. Nossa equipe é formada por:

IGOR DA ROSA FINGER: Psicólogo. Doutor em Psicologia (PUCRS/2017), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2008), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2016), mentor do Treinamento Intensivo em DBT (Behavioral Tech/2017), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA/2010) e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência (InTCC/2014). Instrutor de Treinamento de Habilidades da DBT e sócio-diretor da Vincular.

CRISTINA WÜRDIG SAYAGO: Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2011), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2015), formação em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (FUNDACIÓN FORO – Argentina /2014), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP/2009) e Instrutora de Treinamento de Habilidades da DBT. É sócia-fundadora da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul e sócia-diretora da Vincular.

PATRICIA A. GUEDES: Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2017), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2015), formação em Terapias Comportamentais Contextuais (InTCC/2015) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (InTCC/2014). Instrutora de Treinamento de Habilidades da DBT e sócia-diretora da Vincular.

Coordenação local: 

ALESSANDRO ROCHA (CRP 02/11894): Psicólogo Clínico e Organizacional (Fafire/2002). Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental (Fafire/2007). Mestre Educação em Saúde (FPS/2018). Formação em Dinâmica de Grupo (CDG/2002), Consultoria Eficácia Profissional (V&A/2003), Mediação da Aprendizagem (NDPC/2010). Certificado Primary Terapia Racional Emotiva Comportamental (CATREC/Albert Ellis Institute/Argentina, 2011). Certificado Terapia EMDR (EMDR Institute/EMDR Iberoamérica, Estados Unidos, 2015). Diretor e Sócio da Supere Psicologia e Educação em Saúde.

17) QUAL O NÚMERO MÍNIMO E MÁXIMO DE PARTICIPANTES NA TURMA?
Cada turma terá no mínimo 13 participantes e no máximo 20.

18) É POSSÍVEL PARTICIPAR DO PROGRAMA À DISTÂNCIA?
Não, esta modalidade de aprendizagem em grupo precisa ser desenvolvida pessoalmente.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto pode deixar um avaliação.