PÁSCOA

PÁSCOA

É Preciso Transforma-se!

Páscoa é um período em que as pessoas fazem reflexões em favor de uma vida melhor. Na perspectiva religiosa, o Novo Testamento ensina que a ressurreição de Jesus, celebrada pela Páscoa, é o fundamento da Fé Cristã. A ressurreição estabeleceu Jesus como sendo Filho de Deus e é citada como prova de que Deus irá julgar o mundo com justiça. Busquemos as melhorias de vida para todos com justiça, amor e caridade!

É preciso olhar para dentro de si. Às vezes as tentativas de lidar com as situações difíceis vão além das capacidades de suportar. Nessas ocasiões, procurar um auxílio externo como a psicoterapia pode ser de grande valia.

arte_pascoa

O trabalho psicoterápico não se ocupa apenas com a redução sintomática, porém também e possivelmente de maneira mais central, com as transformações necessárias de significados pessoais do sujeito possibilitando a potencialização das capacidades individuais, restabelecendo o sentimento de esperança necessário para que a possibilidade de novos aprendizados possa ser efetivada e traga benefícios a vida pratica de cada sujeito.

Alguns esquemas internos construídos e mantidos ao longo das histórias de vida através das interações sociais e que trazem sofrimento emocional tinham sentido na época em que se desenvolviam. Por isso, mudar pode implicar em alguns momentos, na necessidade de se modificar círculos sociais, confrontar pessoas do passado e mesmo enfrentar a rejeição dos outros quando estes percebem as mudanças.

Tal processo talvez ocasione alguma desestabilização de identidade e pode em curto prazo aumentar mais do que diminuir o sofrimento, mas por meio de estratégias para se buscar combater os pensamentos negativos ao longo do processo psicoterapêutico, os padrões cognitivos vão se tornando cada vez mais claros.

Através da psicoterapia cognitivo-comportamental algumas estratégias podem ser utilizadas objetivando ajudar neste processo de autoconhecimento e transformação pessoal que se faz importante para uma vida mentalmente mais saudável dentre as quais cabem citar:

  • O estabelecimento de metas pessoais claras, especificas e manejáveis, identificando-se e anotando-se as principais influencias motivadoras e desmotivadoras;

  • Adoção de medidas de gerenciamento do tempo no intuito de se buscar romper com comportamentos de procrastinação;

  • Auto monitoramento dos comportamentos;

  • Elaboração de tarefas graduais, ou seja, dividir uma tarefa grande ou intimidadora em pequenas partes, “dar um passo de cada vez”;

  • Técnicas de soluções de problemas expressados e claramente definidos.

A partir disso os indivíduos tornam-se mais fortalecido para aprender a lidar mais diretamente com tais padrões. É importante aprender a superar padrões perfeccionistas, aprendendo a tolerar a imperfeição em si e nos outros.

Toda transformação envolve riscos com resultados que podem ser bastante positivos. É preciso que se reflita sobre as experiências de vida e a forma de se abordar as diferentes situações vivenciadas, tomando-se uma postura de se assumir a responsabilidade pelas escolhas que impactam nas diversas situações de vida.

Com tudo, é preciso persistir apesar das adversidades no caminho. Os problemas no decorrer do processo podem ser utilizados como excelentes oportunidades de aprendizados. Faz-se necessário mudar para crescer e poder se tornar uma pessoa melhor com o passar do tempo.

A Supere estará ao seu lado para ajudá-lo nesta trajetória de autoconhecimento e transformação rumo a novas possibilidades e enriquecedoras experiências de vida.

Renata Patrícia Tavares de Lucena

Psicóloga Clinica e Organizacional

Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental

Sem Comentários


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*