SER JOVEM

SER JOVEM

13 de abril – Dia do Jovem

Ser jovem é viver o momento presente com intensidade, realizando várias atividades e não perder um segundo do seu tempo. Curtir festas, cantar, dançar, fazer esportes e exercícios físicos em academias, ler livros diversificados, assistir a filmes e seriados, estar na companhia de amigos e namorados (as).

Ser jovem é estar sintonizado em um ritmo acelerado. Ficando atento as suas emoções e atitudes, para não se envolver em situações constrangedoras. É necessário saber lidar com as diferenças individuais de cada um, assim como as suas opiniões e valores favorecendo uma boa convivência e comunicação com outros jovens.

arte_do_jovem

Atualmente, os jovens não têm a paciência de esperar o momento mais adequado de falar e agir. E no relacionamento íntimo com o companheiro(a), não se permite conhecer melhor o outro e deixar fluir naturalmente o namoro.

Preferem agir por impulso e ficar com pessoas que não tem nenhuma afinidade, fazendo sexo pelo prazer imediato e sem pensar nas consequências.

Ser jovem é também ser independente, pensar e agir com sabedoria e responsabilidade. Pois, a liberdade tem limites, para que não se invada o espaço do outro. Por isso, é necessário respeitar e aceitar o outro da mesma maneira que desejaria ser tratado.

A adolescência é um período de incertezas, dúvidas, sofrimentos internos e existenciais quanto a sua identidade como pessoa, inserida numa família e em uma sociedade, em busca o seu significado no espaço que ocupa e nas relações afetivas estabelecidas nestes grupos.

É uma fase de grandes sonhos, anseios e paixões secretas, de consciência social, sentimentos inconstantes e ambivalentes.

É uma luta interna contra os seus instintos e impulsos, pois suas necessidades são urgentes e inquietantes, buscam a solidão, mudam de humor com facilidade e em outros momentos querem estar no meio da multidão.

O fundamental de ser jovem é ser um humano mais humanizado, de caráter íntegro diante de seus valores, lutando com força e coragem, enfrentando os desafios que a vida lhe oferece, tendo como foco a busca da realização do sonho mais importante, mas tendo atitudes solidárias, com compaixão e empatia em suas relações interpessoais, criando de fato vínculos afetivos que sejam profundos, saudáveis e façam bem a essência do seu ser.

A terapia cognitivo comportamental contribui com entendimento amplo sobre a reestruturação cognitiva, desenvolvimento de habilidades e da capacidade de resolver problemas juntamente com os jovens e a família. Desenvolva você também! A Supere Psicologia está sempre do seu lado.

Silvana Maria Milet

silvanamilet@hotmail.com

Psicóloga Clinica e Escolar

Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental

Sem Comentários


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*