11 de Agosto – Dia do Estudante

O desenvolvimento do potencial cognitivo é habilitar para resolução.

O professor Reuven Feuerstein considera a inteligência como processo dinâmico de auto-regulação, onde o indivíduo é capaz de dar respostas á intervenções dos estímulos ambientais.  Isto se consegue através da interação ativa entre o indivíduo as fontes internas e externas de estimulação. Os efeitos desta estimulação ficam garantidos com o mediador que leva o sujeito a uma grande variedade de estratégias e processos condutores à formação de comportamentos que são pré-requisitos para o bom funcionamento cognitivo. O sujeito, então, passa a tomar parte no processo de aprendizagem de forma ativa como processador de informação, estando aberto a modificabilidade cognitiva.
11 de agosto - Dia do Estudante
Assim, podemos pensar na inteligência, segundo Feuerstein (1980), como dinâmica (na medida em que se auto-regula e pela interação com o meio e outro ser humano); plástica (na medida em que se modifica pelas experiências; quanto maior quantidade e qualidade de estímulos maior a possibilidade de ser flexível); adaptável (na medida em que, quanto mais flexível, maior a possibilidade de ser adaptável).

Portanto a inteligência é sinônimo de modificabilidade; está aberta a alterações, independentemente da idade e do grau de dificuldade apresentado pelo sujeito.

A Supere Psicologia avalia e contribui na mudança de comportamento e ensinando recursos e habilidades para adaptar as condições.  A Equipe da Supere Psicologia está a disposição!

Nadja Lúcia Guimarães
Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
nadjaguimaraes62@hotmail.com
contato@superepsicologia.com.br

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Renata Patrícia

CRP-xx/xxxxx

Psicóloga clínica cognitivo comportamental e organizacional

Pós graduação em gestão da capacidade Humana nas Organizações

Curso de formação em Psicoterapia Cognitivo comportamental

Associada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas

Associada da Associação de Terapias Cognitivas em Pernambuco

Terapia infantil (a partir de 7 anos), adulto, idoso e familiar

Luiz Santos

CRP–02/22001

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Nadja Lúcia Guimarães

CRP-02/12491

Psicóloga Clínica ( atendo crianças, adolescentes,adultos e idosos)

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

Especialista em Psicopedagogia Clínica. Formação em Desenvolvimento e Aprendizagem.

Formação em Hipnose Ericksoniana.

Cleóbia Maria

CRP–02/22534

Psicóloga Clínica com Pós-Graduação em Neurociência Clínica.

Atendimentos para adolescentes e adultos.

Treinadora Cerebral (Neurofeedback) Certificada pela Brain-Trainer International.

Alessandro Rocha

CRP-02/11894

Psicólogo Clínico e Organizacional – FAFIRE/PE

CEO do Instituto Supere Conexão e Desenvolvimento Humano

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta EMDR

Mestre em Educação para o Ensino em Saúde - FPS/IMIP

Consultor em Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Mediação da Aprendizagem e Dinâmica de Grupo.

Formação em Treino de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e na Terapia Racional Emotiva Comportamental pelo Albert Ellis Institute

Experiência de 16 anos em atendimento psicológico e 18 anos como professor universitário em graduação e pós graduação.

Coordenador e professor de cursos do Instituto Supere.