Carreira e Futuro – Quando a procrastinação se torna em planejamento de vida

Quando a procrastinação se torna em planejamento de vida

“Planos não passam de boas intenções, a menos que se transformem imediatamente em trabalho duro”
(Peter Drucker)

Carreira e Fututo

Já parou para pensar o porquê você levanta da cama toda manhã? Começar a definir uma meta é o começo para despertar o sonhador que existe dentro de você para alcançar os seus objetivos. Metas e objetivos nos trazem esperança, nos mobilizam para ação, ou seja, a motivação é quem nos impulsiona para o que pretendemos alcançar.

Quando não planejamos de forma eficiente, empurramos as nossas atividades com a barriga ou muitas vezes acabamos culpando as pessoas ao nosso redor por não ter concluído o que se desejava. Isso não é nada bom para quem não quer procrastinar e terceirizar os problemas da vida alheia concorda? A procrastinação se desenvolve através de uma tarefa quando não é executada ou quando o sujeito deixa de tomar determinada decisão no seu cotidiano acompanhado de desconforto e sentimento negativo, como culpa e insatisfação

Sabe-se que a preocupação é fonte de sofrimento e angústia significativos. Estudo aponta que a procrastinação e o perfeccionismo relacionam-se a quanto uma pessoa se preocupa (independentemente de como ela se sente, ansiosa ou deprimida, sobre a sua preocupação). A preocupação relacionou-se críticas dos pais e medo do fracasso.

Estudos apontam a eficácia da terapia cognitiva comportamental para trabalhar a procrastinação, crenças negativas do sujeito e a forma como ele interpreta o mundo. Segue sugestão indicada pela Terapia Cognitivo Comportamental para contribuir com o gerenciamento do seu tempo e tornar o seu dia mais produtivo:

  1. Faça uma lista e descubra de início o que é de total importância ou o que é pouco importante a ser executado por você.
  2. Estabeleça o que tem de atividades de alta, média e baixa prioridade.
  3. Faça um automonitoramento registrando em um papel onde e quando você se comporta de baixa prioridade e quanto tempo você perde tempo.
  4. Faça algo prazeroso após a conclusão de todo projeto e compartilhe com seus amigos como você está conseguindo administrar o seu tempo e conseguindo lidar com as suas emoções e sentimentos reduzindo o estresse e sendo mais efetivo com as suas demandas.

O planejamento e a organização são habilidades importantes na projeção da carreira, no entanto as exigências pessoais podem prejudicar o desenvolvimento das mudanças de comportamento. A Supere Psicologia avalia e contribui na elaboração de esquemas cognitivos mais adaptativos e ensinando recursos terapêuticos. A Equipe da Supere Psicologia está a disposição!

Flávio Minervino
Estudante de Psicologia
flaviosilva2403@hotmail.com
contato@superepsicologia.com.br

BRITO, Fernanda de Souza; BAKOS, Daniela Di Giorgio Schneider.
Procrastinação e terapia cognitivo-comportamental: uma revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn.,  Rio de Janeiro ,  v. 9, n. 1, p. 34-41, jun.  2013 .
Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872013000100006&lng=pt&nrm=iso>.
acessos em  15  ago.  2017.
http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renata Patrícia

CRP-xx/xxxxx

Psicóloga clínica cognitivo comportamental e organizacional

Pós graduação em gestão da capacidade Humana nas Organizações

Curso de formação em Psicoterapia Cognitivo comportamental

Associada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas

Associada da Associação de Terapias Cognitivas em Pernambuco

Terapia infantil (a partir de 7 anos), adulto, idoso e familiar

Luiz Santos

CRP–02/22001

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Nadja Lúcia Guimarães

CRP-02/12491

Psicóloga Clínica ( atendo crianças, adolescentes,adultos e idosos)

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

Especialista em Psicopedagogia Clínica. Formação em Desenvolvimento e Aprendizagem.

Formação em Hipnose Ericksoniana.

Cleóbia Maria

CRP–02/22534

Psicóloga Clínica com Pós-Graduação em Neurociência Clínica.

Atendimentos para adolescentes e adultos.

Treinadora Cerebral (Neurofeedback) Certificada pela Brain-Trainer International.

Alessandro Rocha

CRP-02/11894

Psicólogo Clínico e Organizacional – FAFIRE/PE

CEO do Instituto Supere Conexão e Desenvolvimento Humano

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta EMDR

Mestre em Educação para o Ensino em Saúde - FPS/IMIP

Consultor em Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Mediação da Aprendizagem e Dinâmica de Grupo.

Formação em Treino de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e na Terapia Racional Emotiva Comportamental pelo Albert Ellis Institute

Experiência de 16 anos em atendimento psicológico e 18 anos como professor universitário em graduação e pós graduação.

Coordenador e professor de cursos do Instituto Supere.