Dia do Contador de Histórias

O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE A PARTIR DE UM CONTO DE HISTÓRIAS

Criar um conto é algo mágico, é entrar no mundo do faz de conta da criança e descobrir um universo encantado, rico em cores, diversidades e diversão, despertando sentimentos de alegria, leveza, curiosidade e criatividade.

O potencial criativo tem um significado singular essencial ao desenvolvimento da criança, pois a sua capacidade criativa lhe permite abrir-se para a sensibilidade e percepção, criando novas ideias e padrões imaginativos, deixando fluir a construção de uma imagem mental que um colorido ao mundo interno do seu ser.

Toda criatividade é uma expressão do pensamento, que cria a própria realidade, pois a criança transforma sua imagem do real naquilo que ela deseja e necessita no seu momento presente. A realidade transformada tem experiência de sua criação e que é única para ela, é a realidade de sua fantasia.

arte_contador_historias

O pensamento mágico da criança lhe possibilita minimizar o sofrimento psíquico enfrentado em situações de conflito, angústia, estresse, perda, doença e outros, utilizando em sua conversa interior, válvulas de escape, na busca de satisfação e prazer que tornem a sua realidade de vida suportável e confortável. A criança logo aprende brincando com as músicas, as artes, jogos e brinquedos, um caminho mais fácil e suave para ser feliz.

Os contos de fada são histórias expressas numa linguagem simbólica e metafórica, cuja essência é a magia e o encantamento com personagens heroicos e fortes, capazes de vencer qualquer desafio e enfrentar o mal, sem medo. Por isso, os contos de fadas tem sido um instrumento utilizado na prática educativa e clinica, contribuindo no desenvolvimento da criança, transformando valores, auxiliando na construção de ideias e criatividade, a partir da liberdade de expressão. Ao identificar-se com o personagem uma história, a criança aprende a lidar de maneira criativa com dormir (sonhos pesadelos), o alimentar-se de maneira mais saudável, o adoecer (enfermidades em geral), problemas enfrentados na família e na escola, e muitos outros conteúdos vivenciais que surgem em sua rotina. Ampliando dessa forma, a consciência de seus pensamentos e sentimentos diante das experiências vividas, pois é na reflexão e na troca de ideias sobre os acontecimentos reais e imaginários que a criança constrói a compreensão e a percepção de si mesma, estabelecendo um novo significado de vida melhorando a comunicação, os vínculos afetivos e a socialização.

Os contos de fada tem sido um recurso terapêutico muito importante na intervenção com crianças, ao possibilitar a expressão de suas angustias e conflitos internos, através da brincadeira entre a fantasia e a realidade, utilizando objetos, jogos e atividades que favoreçam a introspecção e projeção, interligando o consciente ao inconsciente, e promovendo mudanças comportamentais, com atitudes mais saudáveis nas suas relações interpessoais. Assim, o deixar fluir o mundo imaginário da criança, o seu potencial criativo.

Desperta como algo mágico com uma beleza única de expressão, como um artista que descobre o mundo das cores, formas e texturas. Utilizando-se de seus sentidos a criança encontra o significado das coisas que lhe cercam e cria um mundo de fabulas encantadas, o famoso mundo do faz de conta.

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. As histórias e exemplos são utilizados para facilitar a aprendizagem e desenvolve a memória. Desenvolva você também! A Supere Psicologia está sempre do seu lado.

Silvana Maria Milet

silvanamilet@hotmail.com

Psicóloga Clinica e Escolar

Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renata Patrícia

CRP-xx/xxxxx

Psicóloga clínica cognitivo comportamental e organizacional

Pós graduação em gestão da capacidade Humana nas Organizações

Curso de formação em Psicoterapia Cognitivo comportamental

Associada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas

Associada da Associação de Terapias Cognitivas em Pernambuco

Terapia infantil (a partir de 7 anos), adulto, idoso e familiar

Luiz Santos

CRP–02/22001

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Nadja Lúcia Guimarães

CRP-02/12491

Psicóloga Clínica ( atendo crianças, adolescentes,adultos e idosos)

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

Especialista em Psicopedagogia Clínica. Formação em Desenvolvimento e Aprendizagem.

Formação em Hipnose Ericksoniana.

Cleóbia Maria

CRP–02/22534

Psicóloga Clínica com Pós-Graduação em Neurociência Clínica.

Atendimentos para adolescentes e adultos.

Treinadora Cerebral (Neurofeedback) Certificada pela Brain-Trainer International.

Alessandro Rocha

CRP-02/11894

Psicólogo Clínico e Organizacional – FAFIRE/PE

CEO do Instituto Supere Conexão e Desenvolvimento Humano

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta EMDR

Mestre em Educação para o Ensino em Saúde - FPS/IMIP

Consultor em Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Mediação da Aprendizagem e Dinâmica de Grupo.

Formação em Treino de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e na Terapia Racional Emotiva Comportamental pelo Albert Ellis Institute

Experiência de 16 anos em atendimento psicológico e 18 anos como professor universitário em graduação e pós graduação.

Coordenador e professor de cursos do Instituto Supere.