SER JOVEM

SER JOVEM

13 de abril – Dia do Jovem

Ser jovem é viver o momento presente com intensidade, realizando várias atividades e não perder um segundo do seu tempo. Curtir festas, cantar, dançar, fazer esportes e exercícios físicos em academias, ler livros diversificados, assistir a filmes e seriados, estar na companhia de amigos e namorados (as).

Ser jovem é estar sintonizado em um ritmo acelerado. Ficando atento as suas emoções e atitudes, para não se envolver em situações constrangedoras. É necessário saber lidar com as diferenças individuais de cada um, assim como as suas opiniões e valores favorecendo uma boa convivência e comunicação com outros jovens.

arte_do_jovem

Atualmente, os jovens não têm a paciência de esperar o momento mais adequado de falar e agir. E no relacionamento íntimo com o companheiro(a), não se permite conhecer melhor o outro e deixar fluir naturalmente o namoro.

Preferem agir por impulso e ficar com pessoas que não tem nenhuma afinidade, fazendo sexo pelo prazer imediato e sem pensar nas consequências.

Ser jovem é também ser independente, pensar e agir com sabedoria e responsabilidade. Pois, a liberdade tem limites, para que não se invada o espaço do outro. Por isso, é necessário respeitar e aceitar o outro da mesma maneira que desejaria ser tratado.

A adolescência é um período de incertezas, dúvidas, sofrimentos internos e existenciais quanto a sua identidade como pessoa, inserida numa família e em uma sociedade, em busca o seu significado no espaço que ocupa e nas relações afetivas estabelecidas nestes grupos.

É uma fase de grandes sonhos, anseios e paixões secretas, de consciência social, sentimentos inconstantes e ambivalentes.

É uma luta interna contra os seus instintos e impulsos, pois suas necessidades são urgentes e inquietantes, buscam a solidão, mudam de humor com facilidade e em outros momentos querem estar no meio da multidão.

O fundamental de ser jovem é ser um humano mais humanizado, de caráter íntegro diante de seus valores, lutando com força e coragem, enfrentando os desafios que a vida lhe oferece, tendo como foco a busca da realização do sonho mais importante, mas tendo atitudes solidárias, com compaixão e empatia em suas relações interpessoais, criando de fato vínculos afetivos que sejam profundos, saudáveis e façam bem a essência do seu ser.

A terapia cognitivo comportamental contribui com entendimento amplo sobre a reestruturação cognitiva, desenvolvimento de habilidades e da capacidade de resolver problemas juntamente com os jovens e a família. Desenvolva você também! A Supere Psicologia está sempre do seu lado.

Silvana Maria Milet

silvanamilet@hotmail.com

Psicóloga Clinica e Escolar

Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Renata Patrícia

CRP-xx/xxxxx

Psicóloga clínica cognitivo comportamental e organizacional

Pós graduação em gestão da capacidade Humana nas Organizações

Curso de formação em Psicoterapia Cognitivo comportamental

Associada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas

Associada da Associação de Terapias Cognitivas em Pernambuco

Terapia infantil (a partir de 7 anos), adulto, idoso e familiar

Luiz Santos

CRP–02/22001

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Nadja Lúcia Guimarães

CRP-02/12491

Psicóloga Clínica ( atendo crianças, adolescentes,adultos e idosos)

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

Especialista em Psicopedagogia Clínica. Formação em Desenvolvimento e Aprendizagem.

Formação em Hipnose Ericksoniana.

Cleóbia Maria

CRP–02/22534

Psicóloga Clínica com Pós-Graduação em Neurociência Clínica.

Atendimentos para adolescentes e adultos.

Treinadora Cerebral (Neurofeedback) Certificada pela Brain-Trainer International.

Alessandro Rocha

CRP-02/11894

Psicólogo Clínico e Organizacional – FAFIRE/PE

CEO do Instituto Supere Conexão e Desenvolvimento Humano

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta EMDR

Mestre em Educação para o Ensino em Saúde - FPS/IMIP

Consultor em Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Mediação da Aprendizagem e Dinâmica de Grupo.

Formação em Treino de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e na Terapia Racional Emotiva Comportamental pelo Albert Ellis Institute

Experiência de 16 anos em atendimento psicológico e 18 anos como professor universitário em graduação e pós graduação.

Coordenador e professor de cursos do Instituto Supere.