“Escalar colinas difíceis requer um ritmo lento no inicio”.
(William Shakespeare)
Na terapia cognitivo comportamental é feita a psicoeducação, trata-se de uma orientação ensinada e guiada para construção de comportamentos adaptativos diante de situações difíceis para o paciente.
Autodisciplina é a ação programa e padronizada para atingir um objetivo que deseja. Autodisciplina insuficiente é a ação que não foi programa e nem padronizada que reforça uma crença de incapacidade.
Destaco neste texto, que situações difíceis são provenientes de pensamentos disfuncionais que geram assim emoções de desconforto. Cada emoção é liderada por um pensamento, por uma interpretação que fazemos da situação. Imagine uma pessoa apresentando esses pensamentos disfuncionais:
- “Não sou capaz de me forçar a ter disciplina suficiente para cumprir tarefas rotineiras ou aborrecidas.”,
- “Se não consegue atingir um objetivo, fico facilmente frustrado(a) e desisto.”,
- “Tenho muita dificuldade em abdicar de uma recompensa ou prazer imediato em favor de um objetivo em longo prazo.”
Essa pessoa acredita que tem autodisciplina insuficiente. Assim sente tristeza e angústia, tem comportamentos procrastinadores e podem apresentar sintomas de desânimo. Imagino o sofrimento dessa pessoa! Sente que a vida segue e não consegue progredir e nem produzir.
Ao longo da vida ouvimos falar bastante numa frase: “Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Podemos iniciar nossa reflexão com algumas perguntas:
- Que atividades programou para fazer no dia de hoje?
- Essas atividades estão adequadas na administração do tempo?
- Quanto tempo levará para fazer cada atividade?
- Será que estabeleceu muitas atividades para o dia de hoje?
- O que seria mais adequado nessa situação?
- O que seria possível fazer no dia de hoje?
- O que pode acontecer para não cumprir com o que programou?
- Seu estado de saúde pode interferir para que não cumpra com essas atividades?
Vamos considerar algumas estratégias importantes:
- Não precisa ser perfeito – o nível de exigência e perfeccionismo não ajuda, sendo necessário rever e questionar o pensamento de exigência que estamos apresentando na situação.
- O que eu posso fazer de bom agora mesmo? – estabelecer a prioridade e fazer planejamento das atividades diárias, pode ajudar a não ativar sentimentos de angústia e ansiedade.
- Como posso facilitar as coisas? – não adianta se cobrar um resultado de uma prática ou conhecimento que não foi treinado antes, vamos descomplicar definido todas etapas das atividades antes.
- Processo e progresso – a partir das etapas das atividades, poderá estabelecer os prazos. Metas é o objetivo com prazos. Faça um acordo favorável que recompensa gostaria de oferecer a você mesmo, após conclusão da tarefa desafiadora.
A terapia de esquemas é aplicada na psicoterapia cognitivo comportamental criando alternativas adequadas de comportamentos e experiências. Para isso analisamos a necessidade básica de toda criança sobre limites prejudicados. Se a necessidade básica não for suprida na infância pode haver dificuldades na fase adulta como baixo desempenho profissional, baixa autoestima e dependência.
Na vida sempre existe saídas. Sofremos por não as encontrar. A Supere Psicologia sempre está ao seu lado.
Alessandro Rocha
Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental
Mestre em Educação para Ensino em Saúde
alessandro@superepsicologia.com.br