– Avaliar o cliente em atendimento psicológico para um diagnóstico e prognóstico diante de cada caso com escuta qualificada, direcionando o plano de tratamento conforme a necessidade específica com base no método da terapia cognitivo comportamental.
– Psicoeducar clientes e pacientes conforme necessidade do tratamento promovendo assim uma reestruturação cognitiva (construção de mudanças de crenças limitantes e comportamentos mal-adaptativos).
– Analisar comportamento e desenvolver novas habilidades cognitivas, emocionais, relacionais e executivas.
– Estabelecer relação terapêutica favorável para o desenvolvimento através da confiança, empatia e assertividade.
– Diagnosticar a situação atual da empresa ou da instituição com base na aprendizagem organizacional, analisando as oportunidades e as ameaças, os pontos fortes e fracos.
– Aplicar instrumentos de desenvolvimento e promover o envolvimento de todos os níveis funcionais para mobilizar os recursos cognitivos, materiais e humanos necessários, implementando as ações de melhoria.
– Criar condições motivacionais e técnicas para que todos estejam preparados para participar e conduzir as diferentes ações da proposta de serviços, promovendo encontros periódicos de desenvolvimento de equipe, conforme técnicas e teorias de desenvolvimento organizacional.
Contribuir para o fortalecimento individual e organizacional, prestando serviços integrados de educação, gestão, desenvolvimento de pessoas com vistas à melhoria da saúde e da qualidade de vida.
Desenvolver aprendizagem e competência através do relacionamento com os clientes, proporcionando confiança na manutenção, qualidade e satisfação dos serviços prestados.
PERSPECTIVA TEÓRICA
Realizar estudo e pesquisa de cenários para elaboração de diagnóstico organizacional (A. Valença, D. Shön, P. Senge);
Desenvolver o potencial cognitivo através da mediação da aprendizagem (R. Feuerstein);
Diagnosticar clinicamente com base na saúde mental (DSM V);
Realizar tratamento norteado na terapia cognitivo comportamental (A. Beck, A. Ellis, A. Bandura, J. Young, M. Lineham);
Analisar visão da dinâmica de grupo com aplicação prática e construtiva da aprendizagem (K. Lewin, R. Bales).
APLICAÇÃO
– Psicoeducação
– Exercícios terapêuticos
– Aulas expositivas e interativas.
– Técnicas de dinâmica de grupo e jogos empresariais.
– Simulações.
– Estudo de casos.
– Análise comportamental.
– Análise de filmes.
– Aplicação do modelo de pesquisa-ação.
– Aprendizagem
– Autonomia
– Trabalho em equipe
– Qualidade dos serviços
– Sistematização das ações
– Eficiência nos procedimentos
– Consciência do diagnóstico
– Comunicação assertiva
– Empatia
– Resolução de problemas