Estratégia de Oratória

Estratégia de Oratória

Oratória e Concisão: Qual é a sua ideia?

Desde que o homem criou a fala como instrumento de Comunicação, que o grande desafio tem sido utilizar bem esse recurso. A forma de falar, acompanhada da movimentação corpórea, de um conteúdo interessante e da clareza, são alguns dos itens importantes e que podem tanto construir pontes, como subir muros, entre você e seus objetivos. Por isso, hoje, muita gente busca melhorar sua Oratória.

Costumo sempre destacar que o desenvolvimento de uma boa comunicação depende 40% do professor/orientador, e 60% do próprio interessado. Porque para se conseguir alcançar um bom desempenho nessa área é necessário paciência, perseverança, dedicação, treino, técnicas e prática, e desses itens, apenas as técnicas podem ser obtidas em cursos. As demais dependem exclusivamente da própria pessoa.

arte_oratoria

 

Nos dias atuais estamos cada vez mais impacientes com quem “enrola” na sua fala, ou seja, que não vai direto ao ponto que deseja. Falas prolixas, que ficam dando voltas e mais voltas, repetindo conceitos, são péssimas para alcançar algum resultado. Objetividade é a palavra de ordem! E só conseguimos ser objetivos, se soubermos, de fato, o que vamos falar. Portanto, lhe pergunto: qual é a sua ideia?

Para qualquer apresentação que você deseja fazer, esta deve ser a pergunta chave: Eu quero falar sobre o que? O segundo ponto é: Para quem eu vou falar? Esses dois questionamentos são básicos para que o trabalho seja desenvolvido. Afinal, o que vou dizer tem que estar devidamente adequado ao público que vai me ouvir, ou corro o risco de colocar minha comunicação a perder.

Um texto construído de forma errada, para o público errado, é fracasso na certa da sua apresentação. E esse é um dos erros mais comuns dos oradores.

A Supere Psicologia está sempre do seu lado!

 

Alexandra Torres

Jornalista, Comunicadora, Palestrante e Mentora de Comunicação, Facilitadora de Treinamentos e Media Training.

Email: alexandratbarros@gmail.com

Facebook: /AlexandraTorres

Instagram: xandatorres2016

1 Comentário


    • Alessandro
      Responder Cancelar Resposta
    • maio 29, 2018

    Muito bom!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*