TOC no Modelo de Terapia Cognitivo-comportamental

O Transtorno Obsessivo Compulsivo costuma se caracterizar pela presença de obsessões ou rituais compulsivos. As obsessões geralmente são de caráter intrusivo, indesejadas, além de provocarem resistências. O modelo cognitivo-comportamental entende tais obsessões como o fenômeno primário e os demais sintomas dentre os quais: hipervigilângia, indecisão e comportamentos evitativos como respostas comportamentais do indivíduo no intuito de buscar diminuir a ansiedade e o desconforto (Cordioli, A. V. 2014).

TOC---Transtorno-Obsessivo-Compulsivo

 

Nestes casos percebe-se que para o paciente mais importante que o conteúdo dos seus pensamento sé o significado que lhes é atribuído. Desta forma, as obsessões podem ser compreendidas como um estímulo interno que se encontra submetido a um posterior processamento pelo individuo (Caballo V. E. 2013).

 

Dentro dessa perspectiva, uma estratégia que tem se mostrado eficiente e eficaz nesse sentido é a do auto monitoramento por meio de registro em diário semanal sobre a freqüência e duração dos comportamentos obsessivos relatados. Outra estratégia é registrar, analisar e selecionaros fatores estressores que podem estar influenciando o referido comportamento. Cabem também citar sob o viés da perspectiva cognitivo-comportamental os questionamentos dos pensamentos disfuncionais e auto recompensa quando se consegue diminuir a freqüência e intensidade do comportamento que causa desconforto.

 

Desta forma, é possível inferir que a terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado uma grande aliada no tratamento deste transtorno, auxiliando os pacientes que convivem com os sintomas desagradáveis do TOC a terem melhor qualidade de vida.

 

A Supere Psicologia avalia e contribui na mudança de comportamento e ensinando recursos e habilidades para adaptar as condições. A Equipe da Supere Psicologia está á disposição!

 

Renata Lucena

Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental

renapatl@yahoo.com.br

contato@superepsicologia.com.br

 

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Renata Patrícia

CRP-xx/xxxxx

Psicóloga clínica cognitivo comportamental e organizacional

Pós graduação em gestão da capacidade Humana nas Organizações

Curso de formação em Psicoterapia Cognitivo comportamental

Associada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas

Associada da Associação de Terapias Cognitivas em Pernambuco

Terapia infantil (a partir de 7 anos), adulto, idoso e familiar

Luiz Santos

CRP–02/22001

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Nadja Lúcia Guimarães

CRP-02/12491

Psicóloga Clínica ( atendo crianças, adolescentes,adultos e idosos)

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

Especialista em Psicopedagogia Clínica. Formação em Desenvolvimento e Aprendizagem.

Formação em Hipnose Ericksoniana.

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CRP–02/22534

Psicóloga Clínica com Pós-Graduação em Neurociência Clínica.

Atendimentos para adolescentes e adultos.

Treinadora Cerebral (Neurofeedback) Certificada pela Brain-Trainer International.

Alessandro Rocha

CRP-02/11894

Psicólogo Clínico e Organizacional – FAFIRE/PE

CEO do Instituto Supere Conexão e Desenvolvimento Humano

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta EMDR

Mestre em Educação para o Ensino em Saúde - FPS/IMIP

Consultor em Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Mediação da Aprendizagem e Dinâmica de Grupo.

Formação em Treino de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e na Terapia Racional Emotiva Comportamental pelo Albert Ellis Institute

Experiência de 16 anos em atendimento psicológico e 18 anos como professor universitário em graduação e pós graduação.

Coordenador e professor de cursos do Instituto Supere.