Desenvolvimento Cognitivo

Desenvolvimento Cognitivo

Você em algum momento percebe o seu raciocínio lento ou até de outras pessoas? Atenção, Memória, Comparações, Análise concreta, Análise abstrata, Análise sistêmica, entre outras são parte das funções executivas.

Funções executivas são conexões cerebrais responsáveis pela capacidade de organização e planejamento. E nossas emoções são influenciadas quando não conseguimos realizar e desempenhar bem as tarefas e trabalhos pessoais e profissionais.

Existem cursos para profissionais obterem recursos terapêuticos para desenvolver a cognição de seus clientes e pacientes. Pode ser aplicado por profissionais de saúde, educação e gestão em geral, recursos humanos, psicólogos, psicopedagogos e mediadores de conflitos.

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O DCP – Curso de Didática Centrada nos processos cognitivos é um aperfeiçoamento para qualquer tipo de educador, instrutor e mediador de conhecimentos e práticas de forma que busque promover a qualidade da aprendizagem.

Muitas das dificuldades para aprender se devem ao fato de não estar presente na relação ensino/aprendizagem a consciência do “por quê”, “para que”, e “como” se aprende. Aprender é um ato solitário, sendo assim, como facilitadores podemos selecionar os meios para aquele que aprende e assim construir seu conhecimento, porém não podemos garantir que os meios selecionados sejam suficientes para todos, uma vez que cada pessoa tem seu estilo para aprender.

O Curso Didática Centrada nos Processos de Raciocínio foi elaborado para auxiliar no processo de aprendizagem. Suas ações concentram – se em preparar aquele que ensina com ferramentas e conhecimentos sobre o processo exigido tanto daquele que ensina como aquele que aprende. Neste curso, é utilizado uma modalidade instrucional que entende o processo de aprendizagem associado ao desenvolvimento dos raciocínios, habilidades e estratégias de pensamento.

Nesta modalidade instrucional, tanto o conteúdo a ser transmitido quanto os processos cognitivos inerentes à absorção dos mesmos, possuem um duplo papel na aprendizagem. Os conteúdos, além de constituir o objetivo frente às exigências do mercado, são utilizados como um meio para desenvolver os processos do raciocínio do aluno.

Ministrar ao professor informação teórica – metodológica acerca da Didática Centrada nos processos que o capacite para compreender e avaliar os benefícios que a mesma provoca no processo ensino – aprendizagem. Destacar o papel do professor como mediador estrategista. Estimular no professor a tomada de consciência, acerca de seus próprios processos de pensamento e estratégias de aprendizagem que utiliza para aprender. Prover o professor com ferramentas que o auxilia a desempenhar seu papel educativo com maior satisfação e menor nível de frustração, tanto para ele como para seus alunos.

O PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental dos Processos Cognitivos é um aperfeiçoamento para profissionais da área de educação, saúde e gestão que possam desenvolver a inteligência e aspectos do raciocínio em outras pessoas.

O PEI centra-se em crenças fundamentais na Teoria de Modificabilidade Cognitiva Estrutural, segundo a qual, é possível desenvolver o potencial de inteligência. Não se trata de modificar, no sentido de mudar um comportamento, mas sim, flexibilizar a estrutura cognitiva do organismo, para devolver-lhe a autonomia de pensar e se desenvolver, mais além do diagnóstico. Foi desenvolvido pelo Prof. Reuven Feuerstein e equipe, em Jerusalém, a partir das experiências com imigrantes após a segunda guerra Mundial.

Capacitar profissionais na aplicação do PEI – Nível I – e metodologia da mediação para disporem de ferramentas que favoreçam o processo de aprendizagem dos sujeitos, prevenção das dificuldades e, consequentemente, a identificação e o desenvolvimento de funções cognitivas que são pré-requisitos para o aprender.

Participe conosco do curso de formação que acontecerá em Recife no mês de julho!

A Supere Psicologia está sempre do seu lado!

Teresa Pereira

Psicopedagoga, Consultora do PEi (Instituto Feuerstein)

maia.pt@hotmail.com

 

Alessandro Rocha

Psicólogo, Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental, Certificado no PEI, Diretor da Supere Psicologia

alessandropsi@yahoo.com.br

 

 

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Renata Patrícia

CRP-xx/xxxxx

Psicóloga clínica cognitivo comportamental e organizacional

Pós graduação em gestão da capacidade Humana nas Organizações

Curso de formação em Psicoterapia Cognitivo comportamental

Associada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas

Associada da Associação de Terapias Cognitivas em Pernambuco

Terapia infantil (a partir de 7 anos), adulto, idoso e familiar

Luiz Santos

CRP–02/22001

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Nadja Lúcia Guimarães

CRP-02/12491

Psicóloga Clínica ( atendo crianças, adolescentes,adultos e idosos)

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental.

Especialista em Psicopedagogia Clínica. Formação em Desenvolvimento e Aprendizagem.

Formação em Hipnose Ericksoniana.

Cleóbia Maria

CRP–02/22534

Psicóloga Clínica com Pós-Graduação em Neurociência Clínica.

Atendimentos para adolescentes e adultos.

Treinadora Cerebral (Neurofeedback) Certificada pela Brain-Trainer International.

Alessandro Rocha

CRP-02/11894

Psicólogo Clínico e Organizacional – FAFIRE/PE

CEO do Instituto Supere Conexão e Desenvolvimento Humano

Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta EMDR

Mestre em Educação para o Ensino em Saúde - FPS/IMIP

Consultor em Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Mediação da Aprendizagem e Dinâmica de Grupo.

Formação em Treino de Habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) e na Terapia Racional Emotiva Comportamental pelo Albert Ellis Institute

Experiência de 16 anos em atendimento psicológico e 18 anos como professor universitário em graduação e pós graduação.

Coordenador e professor de cursos do Instituto Supere.